Notícias

A segunda edição da Semana Neuro em Ação de 2018 está com nova data: 8 a 14 de outubro.

Os temas deste ano são o mau uso do celular e maus hábitos de postura. A Semana Neuro em ação acontece pelo segundo ano consecutivo em todo o Brasil.

A Campanha será marcada pela realização, de uma série de atividades simultâneas em todas as capitais e principais cidades do país, a fim de levar à comunidade informação de qualidade sobre prevenção e diagnóstico precoce de doenças. A SNCRJ participará ativamente, coordenando as ações no Rio de Janeiro.

Acessando http://portalsbn.org/portal/semana-neuro-em-acao/ é possível acompanhar as principais notícias do evento e fazer o download dos materiais de informação e comunicação.

Saiba mais no PDF abaixo.

A Diretoria da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro - SNCRJ (biênio 2018-20) reuniu-se na última semana com o presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia - SBN, Dr. Ronald Farias, para discutir a participação dos serviços de neurocirurgia do Rio de Janeiro no projeto “Residência Multicêntrica”.
O projeto visa aprimorar a formação dos residentes em Neurocirurgia em âmbito nacional. Entre as ações previstas estão o reagrupamento de competências neurocirúrgicas de cada serviço participante, bem como o constante apoio pedagógico e o acompanhamento regular do desempenho dos serviços.
Na avaliação das residências, coordenadores irão identificar e propor soluções para as eventuais inconformidades de cada serviço e posteriormente acompanhar sua evolução.
Levando em consideração a situação da saúde pública no Brasil e no RJ e a tradição do Rio de Janeiro na formação médica e de especialistas no Brasil, a SNCRJ põe em prática o projeto “Residência Multicêntrica”, para unificar e fortalecer as residências em neurocirurgia do Estado.

Médicos brasileiros começam a se beneficiar, a partir de janeiro de 2018, de uma importante conquista do ponto de vista tributário: a aprovação da Lei Complementar nº 155, de 27 de outubro de 2016, que atualiza as regras para o enquadramento das empresas no Simples Nacional e beneficia diretamente a categoria, que tem sua tributação reduzida.

Matéria completa em:

http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26923:2017-05-%2016-18-12-17&catid=3

Exclusivo para médicos e acadêmicos de medicina. Os médicos podem se inscrever através do site e os acadêmicos (que devem apresentar comprovação) através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones 3184-7130 a 3184-7137.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro convida para a Palestra “O que o Médico deve saber ao atuar como Pessoa Jurídica. Suas responsabilidades, riscos, vantagens e desvantagens”, no dia 10 de julho de  2017, segunda-feira, às 18h30, na AMETA - Associação de Médicos da Tijuca e Adjacências, situado na Rua Conde de Bonfim, 255 – Tijuca – RJ.

Exclusivo para médicos e acadêmicos de medicina. Os médicos podem se inscrever através do site e os acadêmicos (que devem apresentar comprovação) através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones 3184-7130 a 3184-7137.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro convida para a Palestra “O que o Médico deve saber ao atuar como Pessoa Jurídica. Suas responsabilidades, riscos, vantagens e desvantagens”, no dia 10 de julho de  2017, segunda-feira, às 18h30, na AMETA - Associação de Médicos da Tijuca e Adjacências, situado na Rua Conde de Bonfim, 255 – Tijuca – RJ

Foi lançado no último dia 5 de maio o Portal da Neurocirurgia Brasileira, página da web, acessada através do endereço: www.neurocirurgia.org.br.Trata-se de mais um produto da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, desta vez voltado para o público leigo e para a população em geral.
O Portal preenche a lacuna de um canal direto de comunicação entre o órgão representativo da neurocirurgia brasileira, a SBN, e a população em geral, levando informações relevantes sobre neurocirurgia para o esclarecimento e o conhecimento de todos.
No portal, o usuário encontrará um diretório de busca dos neurocirurgiões, recomendados pela SBN, em todos os estados brasileiros, que servirá de auxílio na procura de profissionais para consultas médicas. Esse Diretório é uma forma de valorização do Título de Especialista, uma das ações propostas pelo Planejamento Estratégico do Conselho Deliberativo da Entidade.

 

Fonte: SBN

A XVIII Jornada da SNCRJ irá realizar-se nos dias 26 e 27 de maio de 2017, no Windsor Florida Hotel, no Rio de Janeiro, reunindo mais uma vez especialistas, jovens neurocirurgiões e residentes do Rio de Janeiro para o intercâmbio e debate de temas da Neurocirurgia.

O programa da Jornada deste ano conta com 16 conferências de residentes dos serviços credenciados do estado do Rio de Janeiro. Complementam o programa 6 sessões interativas de casos clínicos, com perguntas e votação eletrônica e duas conferências magnas. Está prevista ainda uma mesa redonda sobre exercício profissional e uma exibição de posteres eletrônicos. No ano de 2015, a Jornada reuniu 180 participantes.

As conferências magnas da Jornada nos trazem relatos inspiradores. A primeira, da artista plástica Virginia Vendramini, cega desde os 16 anos. A segunda, do empresário e consultor Pedro Janot, vítima de acidente que o deixou paraplégico. Ambos os palestrantes irão compartilhar com a audiência suas histórias de determinação e superação de limites.

Paralelamente à programação científica, será realizada ainda uma exposição paralela dos produtos e tecnologias de empresas parceiras do segmento. Este ano, 10 empresas integram a exibição.

O programa completo pode ser consultado no site www.sncrj.com.br/jornada2017

No Brasil, o médico é o profissional em quem a população mais confia, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgada no mês de novembro, em Brasília. Essa é a percepção de 26% dos brasileiros, que, em segundo lugar, colocam o professor (24% das menções) e o bombeiro (15%). No extremo oposto, aparecem os políticos (0,3%). Leia a matéria completa em: http://www.cremerj.org.br/noticias/exibe/3706

 

Fonte: CREMERJ

Está na lista das primeiras atualizações o protocolo de atendimento e tratamento de um tipo de aneurisma. As consultas para esses protocolos ficarão disponíveis até o dia 5 de setembro (20 dias após a publicação) para contribuições da sociedade civil, especialistas e interessados por meio do site http://conitec.gov.br/index.php/consultas-publicas. As sugestões serão analisadas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC). Mais informações: http://portalsaude.saude.gov.br/…/25222-ministerio-da-saude…

Topo