Notícias

A Diretoria da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro - SNCRJ (biênio 2018-20) reuniu-se na última semana com o presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia - SBN, Dr. Ronald Farias, para discutir a participação dos serviços de neurocirurgia do Rio de Janeiro no projeto “Residência Multicêntrica”.
O projeto visa aprimorar a formação dos residentes em Neurocirurgia em âmbito nacional. Entre as ações previstas estão o reagrupamento de competências neurocirúrgicas de cada serviço participante, bem como o constante apoio pedagógico e o acompanhamento regular do desempenho dos serviços.
Na avaliação das residências, coordenadores irão identificar e propor soluções para as eventuais inconformidades de cada serviço e posteriormente acompanhar sua evolução.
Levando em consideração a situação da saúde pública no Brasil e no RJ e a tradição do Rio de Janeiro na formação médica e de especialistas no Brasil, a SNCRJ põe em prática o projeto “Residência Multicêntrica”, para unificar e fortalecer as residências em neurocirurgia do Estado.

Campanha Neuro em Ação de 2018 começa em 29 de julho: materiais já disponíveis no site da SBN

Já estão disponíveis para download no site da SBN os materiais de comunicação da Campanha Neuro em Ação de 2018. Os temas deste ano são os riscos do uso do celular ao dirigir, mergulho em águas rasas e maus hábitos de postura. A Campanha Neuro em ação acontecerá pelo segundo ano consecutivo em todo o Brasil, no meses entre os dias 29de julho a 4 de agosto e contará com apoio e participação ativa da SNCRJ.

Acompanhe notícias sempre atualizadas do evento e saiba mais acessando http://portalsbn.org/portal/semana-neuro-em-acao/

Médicos brasileiros começam a se beneficiar, a partir de janeiro de 2018, de uma importante conquista do ponto de vista tributário: a aprovação da Lei Complementar nº 155, de 27 de outubro de 2016, que atualiza as regras para o enquadramento das empresas no Simples Nacional e beneficia diretamente a categoria, que tem sua tributação reduzida.

Matéria completa em:

http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26923:2017-05-%2016-18-12-17&catid=3

Exclusivo para médicos e acadêmicos de medicina. Os médicos podem se inscrever através do site e os acadêmicos (que devem apresentar comprovação) através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones 3184-7130 a 3184-7137.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro convida para a Palestra “O que o Médico deve saber ao atuar como Pessoa Jurídica. Suas responsabilidades, riscos, vantagens e desvantagens”, no dia 10 de julho de  2017, segunda-feira, às 18h30, na AMETA - Associação de Médicos da Tijuca e Adjacências, situado na Rua Conde de Bonfim, 255 – Tijuca – RJ.

Exclusivo para médicos e acadêmicos de medicina. Os médicos podem se inscrever através do site e os acadêmicos (que devem apresentar comprovação) através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones 3184-7130 a 3184-7137.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro convida para a Palestra “O que o Médico deve saber ao atuar como Pessoa Jurídica. Suas responsabilidades, riscos, vantagens e desvantagens”, no dia 10 de julho de  2017, segunda-feira, às 18h30, na AMETA - Associação de Médicos da Tijuca e Adjacências, situado na Rua Conde de Bonfim, 255 – Tijuca – RJ

Foi lançado no último dia 5 de maio o Portal da Neurocirurgia Brasileira, página da web, acessada através do endereço: www.neurocirurgia.org.br.Trata-se de mais um produto da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, desta vez voltado para o público leigo e para a população em geral.
O Portal preenche a lacuna de um canal direto de comunicação entre o órgão representativo da neurocirurgia brasileira, a SBN, e a população em geral, levando informações relevantes sobre neurocirurgia para o esclarecimento e o conhecimento de todos.
No portal, o usuário encontrará um diretório de busca dos neurocirurgiões, recomendados pela SBN, em todos os estados brasileiros, que servirá de auxílio na procura de profissionais para consultas médicas. Esse Diretório é uma forma de valorização do Título de Especialista, uma das ações propostas pelo Planejamento Estratégico do Conselho Deliberativo da Entidade.

 

Fonte: SBN

A XVIII Jornada da SNCRJ irá realizar-se nos dias 26 e 27 de maio de 2017, no Windsor Florida Hotel, no Rio de Janeiro, reunindo mais uma vez especialistas, jovens neurocirurgiões e residentes do Rio de Janeiro para o intercâmbio e debate de temas da Neurocirurgia.

O programa da Jornada deste ano conta com 16 conferências de residentes dos serviços credenciados do estado do Rio de Janeiro. Complementam o programa 6 sessões interativas de casos clínicos, com perguntas e votação eletrônica e duas conferências magnas. Está prevista ainda uma mesa redonda sobre exercício profissional e uma exibição de posteres eletrônicos. No ano de 2015, a Jornada reuniu 180 participantes.

As conferências magnas da Jornada nos trazem relatos inspiradores. A primeira, da artista plástica Virginia Vendramini, cega desde os 16 anos. A segunda, do empresário e consultor Pedro Janot, vítima de acidente que o deixou paraplégico. Ambos os palestrantes irão compartilhar com a audiência suas histórias de determinação e superação de limites.

Paralelamente à programação científica, será realizada ainda uma exposição paralela dos produtos e tecnologias de empresas parceiras do segmento. Este ano, 10 empresas integram a exibição.

O programa completo pode ser consultado no site www.sncrj.com.br/jornada2017

No Brasil, o médico é o profissional em quem a população mais confia, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgada no mês de novembro, em Brasília. Essa é a percepção de 26% dos brasileiros, que, em segundo lugar, colocam o professor (24% das menções) e o bombeiro (15%). No extremo oposto, aparecem os políticos (0,3%). Leia a matéria completa em: http://www.cremerj.org.br/noticias/exibe/3706

 

Fonte: CREMERJ

Está na lista das primeiras atualizações o protocolo de atendimento e tratamento de um tipo de aneurisma. As consultas para esses protocolos ficarão disponíveis até o dia 5 de setembro (20 dias após a publicação) para contribuições da sociedade civil, especialistas e interessados por meio do site http://conitec.gov.br/index.php/consultas-publicas. As sugestões serão analisadas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC). Mais informações: http://portalsaude.saude.gov.br/…/25222-ministerio-da-saude…

Topo