Programa Pense Bem

Os traumas decorrentes de acidentes são um grande desafio para a sociedade. E é no Brasil a principal causa de morte entre crianças envolvidas em acidentes de trânsito com traumatismo crânioencefálico (TCE).

Em 1995, a SBN adaptou o modelo americano "Think First" à realidade brasileira e iniciou o projeto de educação para a prevenção de TCE: o Pense Bem.

Na esfera da saúde, o atual governo federal tem sua plataforma política dirigida a programas de prevenção com o objetivo de reduzir a gravidade dos traumas, principalmente entre crianças e mulheres. E foi em 2012 que a SBN estabeleceu a Parceria Público Privada (PPP) com o Ministério das Cidades.
Pela PPP, o Governo Federal forneceu fundos para criação de material didático (vídeos, CDs, adesivos, banners e folhetos educativos) e organização logística. Assim, a SBN, alicerçada em experiências passadas de implantação do Pense Bem em diversas cidades brasileiras e motivada em realizar um novo projeto nacional com ações educativas, desenvolveu as novas tendências do Projeto. O foco são as crianças em idade escolar de 10 a 14 anos no Ensino Fundamental.

Foi criado um vídeo institucional com a participação voluntária do famoso grupo teatral brasileiro "Doutores da Alegria". Esse vídeo e o material didático serão disponibilizados para download a todos os neurocirurgiões brasileiros que queiram participar do Projeto.

O Pense Bem resgata o papel social da SBN e dos neurocirurgiões brasileiros na lida contra os principais problemas de saúde pública na atualidade: o neurotrauma, a doença cérebro vascular e as doenças degenerativas da coluna vertebral. De forma prospectiva, essa parceria liberada pela SBN, poderá criar um vínculo com o poder público nas esferas federal, estadual e municipal que permitirá uma grande expansão do projeto em todo território nacional.

Materiais de Divulgação

Campanha Pense Bem - SNCRJ (2)

Topo