O XVII Congresso de Neurocirugia da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro inicia hoje no Hotel Fairmont, em Copacabana, no Rio de Janeiro e termina dia 4, no sábado. É a primeira vez que o evento é presidido por uma mulher, Dra. Mariângela Gonçalves, em todo o país. No período da manhã irão acontecer várias mesas de debate e o grande desafio do Dia! O grande Mestre do Xadrez, Henrique Mecking, o Mequinho, irá desafiar 20 neurocirurgiões simultaneamente.
Mariângela Gonçalves fez um breve discurso de boas-vindas: “É com muito prazer que após essa fase difícil de pandemia conseguimos dar continuidade ao simpósios e congressos e eventos presenciais. Acho importante conseguirmos estar juntos e tudo muda quando conseguimos nos encontrar presencialmente. Hoje no estado do Rio de Janeiro são 350 neurocirurgiões entre esses, 53 mulheres, e eu sou uma delas e a primeira a presidir um Congresso de Neurocirurgia do país. Agradeço muito a todos por estar aqui hoje. Espero que aproveitem o que fizemos com toda dedicação e carinho durante esses meses. É muito importante estarmos juntos. O meu objetivo é fazer com que a sociedade e os neurocirurgiões sejam cada vez mais unidos. Um excelente congresso para todos”.
Na parte da manhã foram discutidos a neurocirurgia na era dos startups healthtech, Inovação, tecnologia e empreendedorismo. Os coordenadores foram os os médicos Raphael Bertani e Julio Meyer. Os moderadores foram João Ricardo Penteado e Juliano Berteli. Outros assuntos também foram levados a discussão. Entre eles:
Mercado de trabalho, credenciamento, cadastramento e remuneração do neurocirurgião (Dr José Massoud Salame)
Ética e Compliance de Neurocirurgia (Advogada Nathália Gopfert)
Codificação em Neurocirurgia (Wuilker Knoner – presidente eleito SBN)
Gestão patrimonial e Gerenciamento de Risco (André Fixel)