A cerimônia de abertura do XVII Congresso de Neurocirurgia foi conduzida pela Presidente da Sociedade, Mariangela Gonçalves. A mesa foi composta pelo Dr. Júlio Meyer ( Vice-Presidente SNCRJ), Sub-Secretária de Saúde, Teresa Navarro, Eberval Gadelha ( Presidente ds Sociedade Brasileira de Neurocirugia), Flávio Leitão ( Presidente da ABNC) e Clóvis Munhoz ( Presidente do Cremerj). Ao final da cerimônia os médicos puderam se divertir com o show da Cantora Elba Ramalho.
Durante a abertura todos os convidados foram unânimes em enfatizar o fato de um Congresso de neurocirurgia ser presidido pela primeira vez por uma mulher. Dra. Mariangela Gonçalves, mais uma vez, comentou sobre a união de todos os especialistas. “ juntos seremos uma sociedade mais forte”. A sub-secretaria de saúde falou:“ estou muito emocionada e feliz de estar aqui. Um momento que vai ficar para as nossas lembranças”.
O Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Eberval Gadelha, lamentou o período da pandemia: “ precisamos diminuir as diferenças da neurocirurgia nos estados do país. A pandemia, infelizmente, prejudicou o trabalho que hoje é fundamental fazermos a nível nacional. Mas vamos chegar lá “, concluiu elogiando a organização do Congresso no RJ.
Dificuldades que os médicos vem enfrentando, pandemia, remuneração e corte de verbas também foram citados pelos demais convidados.
Um dos momentos mais comoventes foi a homenagem realizada ao neurocirurgião Nielson Araújo, que faleceu há 4 meses em um acidente de carro. Dr. José Alberto , um dos melhores amigos dele, convidou a Dra. Rachel Crespo, viúva do médico, a subir no palco onde recebeu um buquê de flores.
Após o término da solenidade todos se divertiram com o show da Cantora Elba Ramalho.
Crédito das fotos:
Paulo Múmia
Alex Ferro